Olá artesãos e artesãs! Um dos materiais de maior sucesso no mundo do artesanato é o Biscuit e você sabe por quê? É simples, trata-se de uma massa muito fácil de ser produzida, podendo ser feita com materiais que temos em casa. Com ela você pode criar as mais diversas formas e brincar com sua imaginação.

Fonte: pinterest

Além de ser um artesanato fácil de fazer, você poderá ter uma boa renda extra com suas criações, são inúmeras as possibilidades para trabalhar com o biscuit basta ter criatividade.

Por isso, vamos abordar passo a passo, desde como fazer a massa de biscuit até mostrar vários modelos para você se inspirar e confeccionar. Vamos lá!

Quer aprender a fazer todos os personagens do filme Os Incríveis em biscuit? >>> Adquira aqui

Como fazer massa de Biscuit?

Para fazer a massa você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de cola branca (própria para porcelana fria)
  • 2 xícaras (chá) de amido de milho (maisena)
  • 2 colheres (sopa) de vaselina líquida ou óleo de cozinha
  • 1 colher (sopa) suco de limão ou vinagre branco

Para sovar a massa depois do cozimento será utilizado 1 colher (sopa) de creme hidratante sem silicone.

Existem duas formas de preparo uma utilizando o micro-ondas e outra o fogão convencional, as duas dão muito certo, escolha uma das duas e mão a obra.

Fonte: pinterest

Preparando no micro-ondas

Misture todos os ingredientes em uma vasilha própria para ser levada ao forno micro-ondas por cerca de 3 minutos, na potência máxima, mexendo a cada 1 minuto.

Atenção: o tempo de cozimento poderá variar, dependendo da potência do seu forno micro-ondas.

Vejamos no vídeo abaixo um passo a passo de como fazer massa de biscuit:

Preparando no fogão convencional

Em uma panela antiaderente e utilizando uma colher de pau, misture a cola branca e o amido de milho e leve ao fogo médio mexa. Logo em seguida coloque o restante dos ingredientes e mexa novamente, por aproximadamente 10 minutos, ou até desprender do fundo da panela.

Como sovar a massa

Finalizado o processo de feitio da massa é hora de sovar. Nesta etapa você deverá despejar a massa sobre uma superfície lisa e fria, pode ser uma bancada ou mesa de granito ou mármore. Agora espalhe o creme hidratante nas mãos e sove a massa como se fosse um pão.

A massa deve estar ainda bem quente para ser sovada, mas cuidado com a temperatura para que não ocorram queimaduras. Assim que ela estiver desgrudando das mãos e macia estará no ponto. Guarde em um saco plástico ou enrole em papel filme.

Você também pode optar por massas industrializadas, que além de evitarem todo esse trabalho são baratas. Mesmo as massas compradas terem uma durabilidade maior, as massas caseiras têm qualidade bem mais superior.

Fonte: pinterest

Compre aqui seu Curso e faça todos os personagens do filme “Os Incríveis”

Como tingir massa de biscuit?

Você poderá tingir a massa antes de modelá-la utilizando tinta de tecido, tinta látex, acrílica ou a óleo. A quantidade de tinta para tingir a massa vai depender da quantidade de massa e a cor que você deseja. Sendo assim será no olho mesmo, com o tempo você pegará a prática.

Após um dia da sua massa pronta, retire do saquinho e coloque novamente na bancada, então despeje um pouco da tinta, sove bem. Se não estiver da cor que deseja coloque mais tinta e sove novamente. Assim que atingir seu objetivo volte a massa para o saquinho e está pronta para ser utilizada.

Confira no vídeo abaixo como tingir a massa de biscuit utilizando várias tinta e colorantes:

Agora fique com várias ideias para você se inspirar e criar lindas peças.

Lembrancinhas urso biscuit. Puro capricho, não é mesmo?

Fonte: pinterest

Que tal uma vela de aniversário personalizada e linda como esta!

Fonte: pinterest

E esse palhacinho? É fofura demais!

Fonte: pinterest

Como podemos ver são milhares de ideias para confeccionar com a massa de biscuit e você poderá garantir uma ótima renda extra. Deixe sua imaginação voar!